Aprenda passo a passo como plantar melão em vasos em casa.
O melão é uma planta herbácea rasteira com frutos doces e saborosos que são 90% água e possuem pouquíssimas calorias.
Aprenda passo a passo como plantar melão em vasos em casa.
O melão é uma planta herbácea rasteira com frutos doces e saborosos que são 90% água e possuem pouquíssimas calorias. Devido às suas propriedades saciantes, esta fruta é ideal para dietas com baixo teor de gordura e perda de peso.
Veja também: Como Plantar Brócolis: Um Guia Passo a Passo
O cultivo do melão teve origem no Egito e hoje se estende por quase todos os continentes. Além disso, melões e frutas também são ricos em proteínas, carboidratos, sódio, potássio, cálcio, magnésio, ferro e vitaminas A, C, B6, B12, etc.
Quer cultivar mudas ou sementes de melão em casa ou em vasos, mas não sabe como fazer?
Como plantar melão
Para cultivar melão em casa, obviamente, você deve fazê-lo em recipientes, sejam eles vasos, floreiras, etc.
Devem ser sempre recipientes grandes, quanto mais melhor, mas volumes em torno de 30 ou 40 litros devem ser suficientes desde que o substrato seja bom, embora veremos a seguir.
Um recipiente mais alto a mais largo é desejável, quanto mais alto melhor, pois os melões tendem a ter sistemas radiculares profundos e perdem água mais lentamente por evaporação, o que nunca é ruim para esta planta.
Quanto ao material, isso realmente não importa. Podem ser de plástico, como um simples pote ou até mesmo um saquinho, cerâmica, madeira, pedra, vidro, etc. A remoção de metal é melhor, mas o aço inoxidável pode ser usado.
Substrato
Em relação à matriz, você diz que ela é muito importante para o desenvolvimento da cultura.
Se você não quer se complicar, o mais rápido, seguro e fácil é comprar um substrato para jardins urbanos como este.
Se você quiser prepará-lo em casa, pode usar materiais de alta qualidade, como húmus de minhoca, composto maduro, areia, perlita ou vermiculita e fibra de coco.
Por que a matriz é tão importante? Bem, porque as plantas de melão precisam obter todos os nutrientes e água de que precisam para crescer, frutificar e amadurecer de “um pedaço de terra”.
Se o substrato não for adequado, a manutenção pode tornar-se muito complicada e o resultado final quase certamente não será bom.
Passos para germinação de melão
- Mergulhar as sementes em água por três a quatro horas antes de preparar o canteiro as ajudará a crescer.
- Escolha três ou quatro sementes por canteiro para garantir que germinem.
- É importante colocar as sementes planas e não enterrar a ponta.
- Cubra as sementes com mais terra, mas não muito, elas precisam respirar.
- Finalmente água! Muita água é importante na primeira vez que você regar, mas não se afogue!
NOTA: Após a primeira rega, regue a planta 2-3 vezes por semana para evitar que o solo seque. Coloque o canteiro sob luz solar direta. Aos poucos, você notará que as plantas começam a brotar.
Depois de um tempo, se a planta ficar resistente, você pode transplantá-la para um lugar maior, deixá-la crescer e aí você pode aproveitar os frutos.
Alguns conselhos
Para que o melão dê frutos, ele deve ser colocado em um local ensolarado, regado com frequência, alagado e lamacento.
Sempre que você regar, o solo deve drenar bem, pois os melões precisam de muita água e o solo deve ser macio. É por isso que o uso de fertilizantes químicos ajudará a manter o solo manejável.
A planta dá seus primeiros frutos aos 4 meses, mas não é preciso esperar que eles cresçam e amadureçam para cortá-los. Quando os caules começam a rachar, podemos saber se estão maduros e então podemos colhê-los.
Gostou? Siga nossas redes sociais. Lá você encontra receitinhas como essa todos os dias: Facebook Instagram