Como fazer biomassa de banana verde
A biomassa de banana verde é um alimento feito a partir de bananas verdes e duras. É rica em fibras, proteínas, sais minerais, vitaminas e outros nutrientes. Por não apresentar sabor ela pode ser usada como substituta de farinha na preparação de bolos e pães, sopas entre outros. Também é usada como um complemento nutritivo para a melhoria da saúde digestiva e para fornecer energia ao organismo. O consumo diário indicado é de até 2 colheres por dia. Agora que você ja sabe um pouco sobre a biomassa de banana verde, vamos para a receita!
Ingredientes para biomassa de banana verde
- 1 dúzia de bananas nanica ou prata extremamente verdes e duras
Modo de preparo
- Separe as bananas e mantenha os talos.
- Higienize as bananas.
- Em uma panela de pressão ferva a água.
- Assim que levantar fervura, adicione as bananas verdes, com casca.
- Se sua panela de pressão for de 4,5 litros faça metade de cada vez.
- A água deve estar fervendo para que haja o “choque térmico”.
- Tampe a panela e deixe em fogo alto até começar a pressão. Assim que a pressão iniciar, diminua o fogo e conte 8 minutos.
- Desligue e retire a pressão.
- Quando a pressão sair por completo, retire as bananas uma a uma e em seguida com a ajuda de um garfo e uma faca, tire as cascas de cada banana quente.
- Coloque em um liquidificador ou processador e bata (as bananas não podem esfriar), a massa (biomassa) fica espessa.
- Se optar por liquidificador bata 3 bananas por vez para não forçar o motor.
- A biomassa pode ser conservada na geladeira por até 4 dias em potes higienizados.
- Se preferir congelar, assim que bater as bananas coloque-as em forminhas de gelo e deixe no freezer, assim que congelar transfira para um pote hermético os cubinhos de biomassa e mantenha em freezer por até 4 meses.
Dica: Com essa receita você pode substituir leite condensado, maionese e creme de leite em diversas preparações, como sucos, vitaminas, bolos (em lugar da farinha de trigo), molhos etc., sem alteração do sabor, cor ou o odor.