Plantando lírio-do-vale: veja fazer seu jardim florescer com alegria e doçura
O lírio-do-vale, com suas delicadas campânulas brancas e fragrâncias cativantes, é uma planta perene que traz um toque de frescor e romance ao seu jardim.
O lírio-do-vale, com suas delicadas campânulas brancas e fragrâncias cativantes, é uma planta perene que traz um toque de frescor e romance ao seu jardim.
Frequentemente associado à felicidade e à sorte, é oferecido em 1º de maio.
Mas você sabe como melhor cultivá-lo e mantê-lo?
Este artigo irá guiá-lo passo a passo para plantar, florescer e cuidar com sucesso do lírio-do-vale, a fim de aproveitar ao máximo suas vantagens.
1. Escolha o lugar certo e a hora certa para plantar lírio-do-vale
O lírio-do -vale (Convallaria majalis) é uma planta que aprecia solos ricos, afrescos e bem drenados.
Cresce melhor sob árvores ou arbustos, onde se beneficia da luz à sombra parcial. Com efeito, esta planta florestal desenvolve-se naturalmente em solos húmus e ao abrigo da luz solar direta. Portanto, é importante fornecer condições semelhantes em seu jardim.
O lírio- do-vale é geralmente plantado no outono, entre setembro e novembro, para estimular o enraizamento antes do inverno e, assim, desfrutar a atmosfera na próxima primavera. No entanto, também é possível plantar plantas em vasos na primavera, tendo o cuidado de regá-las regularmente para garantir uma boa recuperação.
2. Prepare o solo e plante as mudas de garras ou lírio-do-vale
Antes do plantio, é fundamental preparar bem o solo para favorecer o desenvolvimento das raízes do lírio-do-vale.
Assim, deve-se trabalhar a uma profundidade de cerca de 20 a 30 centímetros, retirando pedras, raízes e ervas orgânicas. Você também pode corrigir o solo com composto ou terra para vasos para enriquecê-lo e facilitar a drenagem.
O lírio-do-vale se espalha principalmente por seus rizomas , chamados de coroas, que podem ser adquiridos em um centro de jardinagem ou eficiência ao dividir a touceira de uma planta já estabelecida. Para plantar as garras, cave um buraco com cerca de 5 centímetros de profundidade e coloque a garra na horizontal, certificando-se de espalhar as raízes.
Em seguida, cubra com terra e bata levemente. As garras devem ser espaçadas cerca de 10 a 15 centímetros para permitir que a planta se espalhe bem.
Se você optar por plantas de lírio-do-vale em vasos , basta retirá-las com cuidado do recipiente e plantá-las em um buraco com a mesma profundidade do vaso. -se de manter uma distância de pelo menos 10 centímetros entre cada planta para dar espaço para elas crescerem.
Após o plantio, regue bem para estimular o enraizamento e cobrir o solo com folhas mortas, lascas de madeira ou palha para preservar a umidade e evitar o crescimento de ervas orgânicas.