Como já sabemos, a amora é uma fruta cítrica com sabor marcante que é rica em flavonoides, antocianinas e ácidos fenólicos, compostos bioativos com propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes, que ajuda no tratamento e prevenção de doenças, como diabetes, infarto, aterosclerose e pressão alta. Existem três espécies da fruta e para saber um pouco mais sobre elas veja a seguir quais são:
Os tipos de de amora – branca, vermelha ou preta – integram os grupos de plantas do gênero Rubus ou Morus que são nativos da Ásia.
Por ser uma fruta de baixo índice glicêmico, possui ótimas quantidades de fibras, ajudando a prolongar a saciedade e consequentemente diminui a vontade de comer entre as refeições, facilitando assim na perda de peso.
Conforme os nutricionistas, isso ocorre porque a amora possui isoflavonas. Essa propriedade é semelhante aos hormônios produzidos pelos ovários e ajudam na diminuição das ondas de calor que muitas mulheres sentem na menopausa.
O ferro presente nas amoras (1.85 mg/100mg) é essencial para a boa circulação sanguínea. Ele é o principal componente da hemoglobina, responsável por carregar o oxigênio no sangue. Encontrar grandes quantidades de ferro em frutas é algo incomum, então beneficie da amora para evitar anemias.
Por conter fibras, melhoraram o trânsito intestinal elas ajudam a regular o aparelho digestório, evitando tanto a prisão de ventre quanto a diarreia
A amora, por ter ótimas quantidades de ácidos fenólicos, flavonoides e antocianinas, compostos bioativos com ação antioxidante, a fruta ajuda no combate ao excesso de radicais livres, evitando o desenvolvimento e a multiplicação de células cancerígenas.
A amora com ja mencionamos acima é rica em flavonoides, antocianinas e ácidos fenólicos, compostos bioativos com ação antioxidante, combatendo os radicais livres, que são responsáveis pelos danos na pele, prevenindo a flacidez e o surgimento de rugas.
Por conter vitamina C, em abundancia que chega a ser quase a mesma proporção de Vitamina C da laranja, mas com menos açúcar e mais proteínas a amora, é conhecida devido a sua ação protetora contra doenças infecciosas. Desse modo consumir alimentos ricos em vitamina C fortalece o sistema imunológico, pois ela é um antioxidante poderoso que prende os radicais livres produzidos por nosso organismo em caso de stress provocado por inflamações, ou por produtos químicos que consumimos. Nesse caso, uma porção de amoras é suficiente para suprir a necessidade diária desta vitamina.
A fruta ajuda a melhorar a saúde da pele cabelos e unhas pois possui Vitaminas A, E e C.
Sabe -se que os chineses usam estas frutas há diversas gerações, como um remédio natural, a amora é chamada de um purificador do sangue e elixir de juventude.
De acordo com os nutricionistas consumir a fruta é in natura, é a melhor opção, pois é a melhor maneira de se preserva os nutrientes do alimento.
As folhas, raízes e a casca da amoreira podem ser usadas no preparo de chás, ou como cataplasma, para auxiliar na cicatrização de feridas.
O chá de amora é muito gostoso, além de ser muito fácil de fazer traz diversos benefícios para a saúde:
O chá de folha de amora é uma bebida suave e você pode ousar e fazer outras combinações trazendo ainda mais sabor à bebida, incluindo hortelã, camomila. Algumas pétalas de calêndula secas para propriedades curativas também são uma ótima opção.
Aproveite para compartilhar clicando no botão acima!
Visite nosso site e veja todos os outros artigos disponíveis!