A Caixa volta com pagamentos hoje (17) do Bolsa Família e do Auxílio Gás referentes ao mês de abril. Conforme o calendário liberado pela autarquia, recebem hoje os beneficiários com Número de Inscrição Social (NIS) terminados em 2. Os pagamentos serão feitos até o dia 28 de abril, de acordo com o número final do NIS de cada beneficiário.
No total, o programa irá beneficiar mais de 21,19 milhões de famílias, somando o repasse de R$ 13,9 bilhões. Em relação ao Auxílio Gás, o benefício será pago para aproximadamente 5,69 milhões de famílias que se enquadram em condição de extrema vulnerabilidade socioeconômica.
Sendo assim, 113,84 mil novas famílias foram inclusas no Bolsa Família, que terão direito ao pagamento médio de R$ 670,49. É importante dizer que esse é o maior valor registrado na história do programa, de acordo com os dados do Governo Federal.
O Bolsa Família 2023 foi relançado no último mês pelo governo federal, que decidiu reformular o programa e também o CadÚnico (Cadastro Único para Programas Sociais), que é principal meio de entrada para ter acesso ao benefício de renda mensal.
O Cadastro Único é um conjunto de informações sobre as famílias brasileiras em situação de pobreza e extrema pobreza. E essas informações são utilizadas pelo governo federal, pelos Estados e pelos municípios para implementar as políticas públicas que são capazes de promover a melhoria na vida dessas famílias.
Além disso, por meio do cadastro é possível também participar de outros programas, como por exemplo: o BPC, Minha Casa Minha Vida e a Tarifa Social de Energia Elétrica.
Veja em seguida quem pode se cadastrar no CadÚnico de acordo com informações do Governo Federal:
Desde 2022, ja é permitido fazer um pré-cadastro para se inscrever no CadÚnico. Para concluir a inscrição, depois disso, é preciso que você compareça a um posto de atendimento do Cadastro Único em até 120 dias e apresentar documentos de identificação obrigatórios das pessoas que faz parte da família, além de incluir outros que sejam essenciais.
O pré-cadastro pode ser feito por meio do aplicativo do CadÚnico ou na versão web.
No posto de atendimento municipal, a equipe do Cadastro Único vai recolher as demais informações referentes ao domicílio, família, escolaridade, trabalho e remuneração. Se você quiser, pode também pular a etapa de pré-cadastro e fazer todo o cadastramento diretamente no posto de atendimento do Cadastro Único da sua cidade.
Os repasses do mês de abril serão feitos da seguinte forma:
Gostou? Siga nossas redes sociais. Lá você encontra receitinhas como essa todos os dias: Facebook Instagram Twitter Pinterest
Aproveite para compartilhar clicando no botão acima!
Visite nosso site e veja todos os outros artigos disponíveis!