Bem EstarReceitas

Orégano: conheça 7 benefícios e como preparar

Conheça os benefícios do orégano e inclua essa erva em sua rotina alimentar

O orégano é uma erva aromática popularmente usada para dar sabor em pratos culinários como pizzas, massas e saladas e também pode ser consumido em forma de chá. Além do seu aroma e sabor característicos, o orégano também possui propriedades medicinais, como ação antioxidante, antibacterianas e anti-inflamatória além de ser rico em vitaminas e minerais. É uma planta fácil de cultivar e pode ser encontrada fresca ou seca em supermercados e lojas de temperos. A seguir veja alguns de seus benéficos e como utilizar essa erva.

Orégano Foto Canva pró
Orégano /Foto: Canva pró

1-Ajuda a diminuir o colesterol: consumir o chá de orégano regularmente pode ajudar a diminuir a concentração do colesterol “ruim”, o LDL, uma vez que essa planta aromática contém altas quantidades de compostos com propriedades antioxidantes, como os flavonoides, timol e carvacrol, qua contribui na prevenção de doenças cardiovasculares.

2- Auxilia na digestão: o chá de orégano é conhecido por ajudar na digestão devido ao seu alto teor de fibras alimentares e vitaminas, que ajudam a aliviar gases e reduzir o inchaço abdominal. Além disso, o orégano é rico em antioxidantes e possui propriedades anti-inflamatórias que também podem beneficiar a saúde digestiva.

3- Fortalece o sistema imunológico: por conter vitaminas A, C e compostos antioxidantes, que contribui diretamente no sistema de defesa do corpo aumentando assim a imunidade. O consumo do chá a longo prazo, ajuda a afastar sintomas de alergia, gripes e resfriados.

4- Faz bem para a pele e cabelos: Isso mesmo além de ser uma erva aromática ela também é um cosmético natural pois contém vitamina C e outros agentes antioxidantes que ajuda a prevenir o envelhecimento precoce e é ótimo para a saúde da pele e dos cabelos.

5- Problemas respiratórios: o orégano possui ação descongestionante, é uma erva expectorante natural que ajuda a aliviar a tosse, e sintomas de asma e bronquite, pois mantém os pulmão purificado.

6- Proporciona um sono relaxante: ingerir o chá dessa erva antes da hora de dormir, pode garantir um sono mais calmo e relaxante. 

7- Alivia cólicas menstruais: devido à sua propriedade anti-inflamatória, ingerir o chá dessa erva pode auxiliar pessoas sofrem de cólicas menstruais intensas, a aliviar a dor e os desconfortos.

Como consumir o orégano

Além de ser muito utilizado na cozinha veja essas outras formas de utilizar em casa.

Chá de orégano

chá de orégano /Foto: Canva pró (1)
chá de orégano /Foto: Canva pró (1)

Talvez essa seja a forma mais popular de consumir o orégano e para obter seus benefícios faça o chá da seguinte forma:

Ingredientes

  • 1 colher (de sopa) de orégano seco;
  • 1 xícara de água fervente

Modo de preparo

  1. Coloque o orégano na xícara de água fervente e deixe descansar de5 a 10 minutos. Depois coar, deixar amornar e beber 2 a 3 vezes por dia.

Xarope de orégano

Orégano e mel Foto Canva pró
Orégano e mel /Foto: Canva pró

Esse xarope vai atuar como um expectorante natura, ajudando a eliminar as secreções pulmonares aliviando a tosse.

Para preparar misture 1 colher de chá de orégano e 1 colher de sopa de mel, esquentar no micro-ondas por 5 segundos e tomar 2 a 3 vezes por dia( antes do café da manhã, após o almoço e antes de dormir).

Conclusão

As informações expostas nesse artigo em relação aos benefícios do orégano não têm o intuito de substituir a consulta de qualquer profissional da saúde ou servir como recomendação para qualquer plano de tratamento. Em caso de dúvidas procure um profissional da saúde especializado.

Você também pode gostar de: 7 benefícios do cravo-da-índia: conheça agora

Gostou? Siga nossas redes sociais. Lá você encontra receitinhas como essa todos os dias: Facebook Instagram

O que você achou dessa Receita?

Média da classificação 4.3 / 5. Número de votos: 3

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Como você achou esse post útil...

Sigam nossas mídias sociais

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo